sábado, 5 de outubro de 2019

A IMPORTÂNCIA DO TRATADO DE ZAMORA

A IMPORTÂNCIA DO TRATADO DE ZAMORA
Hoje, 5 de Outubro de 2019, Portugal completa 876 anos de independência.
A 5 de Outubro de 1143, sob influência do Arcebispo de Braga D. João Peculiar, e sob observância do Cardal Guido de Vico, italiano, Afonso Henriques de Portugal e Afonso VII de Leão, ao tempo intitulado imperador das Hispânias (não muçulmanas), reuniram-se em Zamora donde saiu o Tratado que confirmava a Independência de Portugal.
O Rio Vez foi testemunha importante das condições que levaram os dois primos a reunirem em Zamora para a assinatura do importante Tratado. Aí ainda não existiam castelhanices nem espanholices a quererem assenhoriar-se da Península.
Os 876 anos de independência de Portugal sobrepõem-se aos 500 anos de castelhanices que voltaram (continuam) a subjugação do Povo Luso.
O facto de o Decreto 421 da Santa Sé ter institucionalizado a sua Província da Ibéria, não dá o direito a qualquer outra República Ibérica, seja qual for o seu regime ou estatuto administrativo, de se arvorar em potência administrante da República Portuguesa, a mais antiga da Europa com as fronteiras definidas.
Apesar de alguns presidentes eleitos, lamentavelmente,darem sinais de subjugação, Portugal aí está no grupo que constituiu a União Europeia.
VIVA PORTUGAL.

Sem comentários: