domingo, 30 de dezembro de 2007

FREI BENTO E A LIXEIRA MEDIÁTICA

Olá Frei Bento! Até que enfim! Conseguiu escrever uma "crónica" em que estou inteiramente de acordo consigo, quanto aos conteúdos. A grande "massa" do povo português, em matéria de televisão, está nas mesmas condições que descreveu; tem apenas acesso aos quatro canais "ditos" generalistas. Teríamos de analisar mais em pormenor se o são. No entanto, recorrendo à sua própria descrição: desgraças, publicidade (enganosa?), e digo eu, lixo, a que se junta a divulgação, dizem os acusados, do sexo (aqui também mentem porque o que querem divulgar é a homossexualidade). Depois chamam-lhe serviço público. Esses "energumenos" que passam os dias a destruir e a "emporcalhar" a moral e a cultura portuguesas, clamam pela liberdade de imprensa sempre que alguém se atreve a por em causa o seu "quarto poder". Alguns desses jornalistas de capoeira (aqui o termo é correcto porque, nos aviários de hoje, não se sabe o que é galo ou o que é galinha) até são homenageados (e disputados pelos outros canais) quando transitam de um canal para o outro. Vá lá o "mafarrico" perceber isto. Não são apenas os noticiários que anunciam as desgraças, como escreveu. É a maioria dos programas em que se dedicam quase exclusivamente a destruir aquilo que outros tentam construir, sempre que o tema é informação. Parece que os quatro canais apenas recrutaram "jornalistas" que apenas aprenderam a dedicar-se à "propaganda" do contra. Demonstram ter as características de "um certo grau de analfabetismo" pela falta de respeito pelos outros, e alguns até são muito bem pagos por isso. Muitos desses energumenos passam a vida a "descobrir" defeitos no povo português, como se os próprios fossem de outra nacionalidade. Ou então, como se vêm ao espelho todos os dias, apenas sabem relatar aquilo que observam. O que, de facto, não existe nas franjas da nossa sociedade, onde existe algum poder, é o sentido de justiça. Meia dúzia de "andróides" que podem fazer o que quiserem com uma esferográfica, permanecem imunes a todo o tipo de atropelos, ao desrespeito pelos outros e à moral colectiva. Para além disso, copiam as notícias uns dos outros, ou as fontes são exactamente as mesmas porque os conteúdos são todos iguais. Pergunto-me se valerá a pena os accionistas das empresas, incluindo o Estado, estarem a pagar remunerações e outras benesses a multiplicar por quatro quando o "trabalho" é exactamente o mesmo. É a sociedade que temos Frei Bento. Mas, numa coisa eu tenho dúvidas. Sabemos, F. Bento Domingues e eu, que quem controla os média não está à vista. Nunca aparecem em lado nenhum, pelo menos como tendo essa função, no entanto sabe-se que estão a cumprir a sua missão. Pela minha parte, que eu saiba, nenhum dos meus amigos se dedica a essas funções secretas. E o Frei Bento, pode dizer o mesmo? Tenha ou não, uma coisa eu penso que é seu dever, tal como fez hoje. Como membro da Ordem dos Pregadores e com acesso ao público, deve pregar contra essas imbecilidades. Frei Bento, com toda a sinceridade, um bom ano de 2008.

Sem comentários: